Coordenador : Elaine Ribeiro Sigette
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 393760.2206.50107.07112023
Departamento/Setor: STA
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Programa
Publico Alvo : Empreendimentos de Economia Solidária do Município de Niterói, Maricá, Rio de Janeiro e Volta Redonda.
Local de atuação: A realização será inloco e de acordo com a demanda dos coletivos. A sede das operações será a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - EST - Campus do Valonguinho prédio 1, 4 andar, gabinete 13.
Objetivo
1.Promoção da educação popular em Economia Solidária através de grupos contínuos de formação na área. Aprofundamento e investigação de ferramentas para autogestão e da utilização de metodologias ativas, integrativas e participativas; 2.Fortalecimento dos valores da Economia Solidária e das relações interpessoais via dinâmicas de grupo, acompanhamento contínuo e método Nudge de mudança comportamental para a gestão e tomada de decisão; 3.Análise e acompanhamento do mercado local na identificação de riscos e oportunidades e articulação em rede com apoiadores do movimento e outros empreendimentos de economia solidária. 4.Introdução as ferramentas para a gestão social, através de metodologias lúdicas como jogos de formação devidamente adaptados para a realidade dos coletivos da economia solidária; 5.Construção da cultura de gestão social participativa e incentivo para criação de parâmetros próprios para a organização do trabalho coletivo e autogestionário. 6.Estruturação de grupos de trabalho e projetos formados pelos participantes, responsáveis por desenvolver aspectos específicos. 7.Assessoria na formulação de projetos sociais voltados para a Economia Solidária, Criativa e/ou Circular, para o subsídio e captação de recursos/financiamentos ou estabelecimento de parcerias com órgãos públicos, fornecedores, distribuidores e outros atores; 8.Estudo sobre a natureza do empreendimento – associação ou cooperativa – para os grupos em formação; e assessoria geral e encaminhamento ao processo de formalização, caso seja desejado. 9.Acompanhamento contínuo no prazo de 9 meses, para os coletivos envolvidos, com o propósito de garantir-lhes aprimoramento e avaliação quanto ao desempenho e aplicações das técnicas em seus empreendimentos.
Resumo
A Incubadora Tecnológica de Gestão Social e Economia Solidária da UFF - ITEGES, alinhada a iniciativa da rede nacional de ITCPs (Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares) tem como objetivo geral a promoção de ações que possam contribuir para o desenvolvimento territorial utilizando metodologia de acompanhamento e intervenções no campo da Economia Solidária e gestão social, por meio de tecnologias sociais e suas ferramentas para gestão. Pretende acompanhar os grupos dos EES (Empreendimentos de Economia Solidária) do município de Niterói, que estão sob a governança do Fórum da Economia Solidária de Niterói (FES-Nit) e firmar parceria com o poder público no apoio a essas políticas, em específico através da Secretaria de Assistência Social e Economia Solidária de Niterói e o Conselho Municipal de Economia Solidária de Niterói (CMES). A Incubadora conta com a participação de docentes e discentes de várias especialidades, assim como técnicos e voluntários, além de parcerias com outras IFEs, Incubadoras e Núcleos de Pesquisa e Extensão.